COISAS BOAS ACONTECEM ÀS SEGUNDAS-FEIRAS
AUTOR: ODAIR MENDONÇA
GÊNERO: FICÇÃO ADOLESCENTE
Olá meus amigos apreciadores de livros! É com um frio na barriga que apresento mais uma crítica literária, do que não dizer, uma obra que nos faz refletir sobres as circunstâncias que nos tornam diferentes. A obra do autor Odair Mendonça, usuário do Wattpad, escancara um drama ficcional que certamente muitos irão se identificar de alguma forma...
Sinopse: Todas as coisas boas que acontecem na vida da adolescente Melucy são às Segundas-feiras.
Ela não esperava que na segunda feira o seu escandaloso e controlador pai pudesse lhe romper o namoro com o rapaz que lhe inspirava a escrever seus poemas de amor, o Lewis.
Depois de muito tempo, Melucy reencontra com o Lewis e sente os mesmos sintomas de sempre, contudo Lewis já tinha convertido em um adolescente frio e estupidamente arrogante.
CRÍTICA LITERÁRIA
A obra conclusivamente é acarretada de um sentimento sensível e melancólico, não que isso venha prejudicar o enrendo, mas poderá assustar um leitor que aguarda ansiosamente uma estória amadurecida, reflexiva e amorosa, porque não? O drama apresentado pelo autor, transcreve a vida conturbada e de traumas da personagem principal, a narrativa prescrita pela própria protagonista ajuda a criar um vínculo íntimo com o leitor, uma estratégia interessante que certamente nos sensibiliza com a vida de Melucy.
Inicialmente a monotonia apresentada pelo autor, não visga o leitor, mas, ao contrário, o convida a aceitar a oportunidade de embarcar na estória de Melucy. Em outras palavras, clichês de vidas depressivas, tramáticas e fisicamente corrompidas, já não atraem tanto os leitores. O título instigante, casualmente em contrapartida com a realidade de muitos, nos concerne uma curiosidade, e acredito que isto seja o que realmente prende o leitor no enredo.
Há sim nesta obra, uma necessidade de uma observação e correção ortográfica, que poderá contribuir para a credibilidade do livro. Apensar de que, vigorada por uma decorrência romântica, a expectativa por uma estória biográfica inacreditável, é quebrada pela simplicidade na escrita, que gradualmente torna-se cativante. Não poderia dizer que os nomes das personagens deixa a desejar, particularmente, não aprecio escritores BRASILEIROS, romantistas BRASILEIROS e contistas, que ambientam suas obras em outros países, ou o que chamo de "AMERICANIZAR" suas obras, pondo-lhes nomes americanos. Prejudica a credibilidade e a criatividade, involuntariamente o autor brasileiro recorre ao estrangeirismo para dar vida ao seu livro, o que não me agrada particularmente. Com toda certeza, seria mais belo e atraente uma obra deste gênero, totalmente com a cara do Brasil, com a miscigenação, nomes, lugares, gírias e todas as suas originalidades. Sabe-se que a influência externa de grandes romances ficcionais poderia ter sido a base para esta obra, porém, o esforço e a criatividade poderia serem os adereços primordiais para a criação de uma estória NOSSA, por assim dizer.
A estória que se encontra em desenvolvimento pelo autor Odair Mendonça, poderá sim buscar a melhor forma de visgar o leitor e mantê-lo cada vez mais apaixonado e torcendo pela felicidade de Melucy. Claro que não poderia deixar de notar que a impressão que temos da obra, é que o autor pôs suas emoções reais na escrita, pois a aparente compreensão dos sentimentos da personagem e sua vida difícil, prova que há um resquício de verdade e semelhança com a vida do escritor, é o que senti ou ler as linhas.
Exponho minha expectativa para uma melhora no desenvolvimento e nas tomadas de decisões que irão certamente adequar o enredo a nossa realidade brasileira. Apensar é claro, que o livro do autor aborda uma exceção no mundo ficcional de romance por assim dizer, explicando sua original forma de apresentar seu trabalho como escritor. Espero que vigorado por uma nova perspectiva, seja feita as devidas e necessárias correções, não só na narrativa, como também na própria vida da personagem Melucy, concedendo ao leitor a oportunidade de conhecer Melucy de uma forma menos tristonha.
Link da obra: https://my.w.tt/qaRt5Sqb05
Gostaram pessoal? Espero que todos voês tenham a oportunidade de conhecer o trabalho do autor Odair Mendonça, a obra é promissora e irá lhe surpreender. Acompanhe meu trabalho no instagran: @escritor_joao_pedro_leal e no facebook: Poetizando O MUNDO.
Forte abraço e até a próxima!
Muito obrigado! Bem aceitável à crítica.
ResponderExcluir